Receita de Dry Martini: Um Clássico de Todos os Tempo
Esta é um dos drinks mais clássicos de todos os tempos, a bebida preferida do agente mais famoso do mundo, o grande James Bond, ou 007. Sua preparação agrada a todos que assistem pode garantir alguns elogios. Mas também garantirá uma bela polêmica, não existe uma receita oficial e basta você declarar a sua e alguém lhe contestará dizendo estar errado e que a dele é a correta. Reza a lenda urbana que o escritor americano, amante das bebidas, Ernest Hemingway, discutia sobre receitas de drinks com os amigos em um bar quando alguém lhe perguntou sobre a correta receita de Dry Martini quando lhe teria respondido:
“Se você estiver perdido na selva africana ou no deserto do Saara, não se desespere. Comece a preparar um Dry Martini e eu lhe garanto que em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gim e vermute está errada!”
Assim como vemos ditar a receita oficial é uma roubada, longe de oferecer uma receita oficial, mas no intuito de oferecer uma que agrade a homens e mulheres vamos lá.
Comecemos pelos ingredientes e acessórios necessários:
- 4/5 de Gin
- 1/5 de Vermouth (na receita original é seco, mas pode ser doce, ou extra seco, dependendo do gosto)
- 3 gotas de Angostura (Angosturua é uma marca de bebida amarga aromática, conhecida também por por bitter que é amargo em inglês)
- coqueteleira
- azeitona em um palito se for seco ou cereja em um palito se for doce
Coloque o Gin e o Vermouth na coqueteleira, inclua as três gotas de Angostura e acrescente gelo, agite umas duas vezes e despeje o conteúdo em uma taça apropriada como na figura abaixo:
Muitas pessoas alegam ser frescura ter uma taça especial para apreciar um Dry-Martini, mas pergunto:
– Qual a diferença de percepção em tomar uma cerveja em um copo plástico e em uma tulipa?
- E em tomar vinho em um copo de requeijão, ao invés de uma taça ?
A mesma coisa se aplica com o Dry Martini, esta taça na forma de um cone invertido foi concebida assim por um motivo especial e apenas degustando um belo Dry Martini nela é que sentimos a diferença na sensação táctil e até o sabor parece diferente.
Tem que provar para sentir a diferença, e isto rende um belo assunto para uma reunião de amigos.
O Dry-Martini é antigo em nossa história, suas primeiras aparições datam de 1882, fez história no cinema desde cedo, veja um exemplo:
Experimente nossa receita e deixe seus comentários.
Até a próxima !!!